Você costuma fazer compras ou outras operações financeiras pela internet? Independente da sua resposta, pode ser que você não se sinta totalmente seguro durante esse processo virtual, mesmo que as vantagens de transações online sejam inúmeras. Exemplo é a poupança de tempo, diminuição de erros, comodidade e acessibilidade de ter todo o acesso na palma da sua mão no horário que você quiser.
A atual pandemia de Covid-19 e a necessidade do isolamento social aumentou ainda mais o uso da tecnologia para a realização das transações bancárias digitais. E se você ainda não é adepto à essa tecnologia está perdendo tempo e oportunidades!
Pensando nisso trouxemos uma dica de como ter mais segurança em transações online, confira:
Certificação digital
Este é o principal e mais importante investimento para aqueles que querem ter uma maior segurança em suas transações online. A certificação digital funciona basicamente como uma identidade eletrônica para comprovar a identificação de uma empresa ou pessoa jurídica que possui validade jurídica em órgãos públicos, órgãos fiscalizadores, prefeituras, tribunais, etc.
A certificação digital surgiu justamente como uma forma de substituir a papelada assinada à caneta, pois com ele você consegue assinar documentos de forma digital, à distância e de forma segura, sem precisar ir até um cartório para reconhecer firma. O certificado digital permite autenticar transações, garantindo segurança e controle nas trocas de informações online e digitais.
Ele também permite a emissão de notas fiscais (NF-e e NFS-e), realização de declarações (incluindo a do Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e diversas outras funções como:
- Possibilidade em realizar transações bancárias online com segurança;
- Escriturações contábeis e fiscais;
- Envio de declarações e obrigações da empresa aos órgãos do governo
- Envio de informações da empresa pelo sistema e-Social e SPED
- Trabalhar em ambientes virtuais como o Portal e-CAC, e-Saúde, e-Jurídico e e-Contador
Portanto, a certificação digital é uma ferramenta indispensável para quem compra e negocia pela internet, visto que ela facilita operações que necessitem de identificação e validação jurídica pela internet. O certificado digital amplia as oportunidades de transações entre empresas no meio digital.
Segundo a Lei, a obrigatoriedade de possuir certificado digital vale para empresas enquadradas no regime tributário Lucro Presumido e para aquelas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e). Mas mesmo que você não se enquadre nessas exigências é importantíssimo ter um certificado digital, pois a maioria das declarações exigidas pela Receita Federal só podem ser feitas através do certificado digital por ser uma maneira eficaz e segura na realização de transações online.
Além disso, o certificado digital também traz diversos outros benefícios para você e sua empresa como a redução de custos relacionados espaço físico e transporte, redução de falhas, otimização do tempo, maior segurança, sustentabilidade na digitalização de processos antes físicos e possibilidade de contactar o cliente de onde você estiver.
Gostou dessa dica? Garanta já sua certificação digital, modernize e otimize processos! Entre em contato com a Contabia e saiba como, temos planos imperdíveis para você e sua empresa terem mais segurança nas transações online!